‘’ADÚLTEROS E ADÚLTERAS, NÃO SABEIS VÓS QUE A AMIZADE COM O MUNDO É INIMIZADE CONTRA DEUS? PORTANTO, QUALQUER QUE QUISER SER AMIGO DO MUNDO CONSTITUI-SE INIMIGO DE DEUS. ” TIAGO 44

Paz seja contigo! Percebemos o quanto as más amizades podem inuenciar no nosso cotidiano, às vezes com pequenos gestos, atitudes, palavras, etc. Em certas ocasiões, não nos damos conta de que aquilo pode nos trazer consequências ruins. Pensamos que por ser algo corriqueiro (ou não), camos imunes ao efeito das ações dos nossos colegas, porém, é a somatória dessas más condutas que podem nos levar a cair também. Bom estudo e boa leitura!

POR QUE É IMPORTANTE ESCOLHERMOS BEM NOSSAS AMIZADES?

Partindo do pressuposto do versículo citado anteriormente, podemos notar que se formos amigos do mundo, seremos inimigos de Deus. Os jovens costumam relacionar-se com pessoas que os entendem, que gostam das mesmas coisas, têm os mesmos costumes e até podem aparentemente apresentar problemas parecidos. Mas até onde essas amizades nos edicam? Enquanto lia, lembrou de algum amigo(a)? Essa pessoa te afasta ou te aproxima do seu propósito com O Criador? Guarde consigo as respostas.

O fato é que nem todos são nossos amigos de verdade, embora as aparências nos mostram isso. O conselho que te dou é: observe e espere. Conseguimos entender mais sobre outra pessoa ou sobre suas atitudes apenas observando-as. Como é o comportamento, a maneira de falar, de agir, quais são os alvos das suas conversas, essa pessoa costuma mentir? Abaixo, deixarei alguns versículos para a sua meditação a respeito de cada um desses tópicos.

COMPORTAMENTO/MODO DE AGIR

➢ 3 JOÃO 111 “AMADO, NÃO SIGAS O MAL, MAS O BEM. QUEM FAZ O BEM É DE DEUS, MAS QUEM FAZ MAL NÃO TEM VISTO A DEUS. ”

➢ GÁLATAS 519-21 “ PORQUE AS OBRAS DA CARNE SÃO MANIFESTAS, AS QUAIS SÃO: PROSTITUIÇAO, IMPUREZA, LASCÍVIA, IDOLATRIA, FEITIÇARIA, INIMIZADES, PORFIAS, EMULAÇÕES, IRAS, PELEJAS, DISSENSÕES, HERESIAS, INVEJAS, HOMICÍDIOS, BEBEDICES, GLUTONARIAS E COISAS SEMELHANTES A ESTAS,  DECLARO, COMO DANTES VOS DISSE, QUE OS QUE COMETEM TAIS COISAS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS. ”

MODO DE FALAR/MENTIRAS:

COLOSSENSES 46 “A VOSSA PALAVRA SEJA SEMPRE AGRADÁVEL, TEMPERADA COM SAL[...]”

EFÉSIOS 4.29 “ NÃO SAIA DA VOSSA BOCA NENHUMA PALAVRA TORPE[...]”

A MENTIRA ESTÁ DESCRITA COMO UMA DAS SEIS COISAS QUE O SENHOR ABOMINA, SEGUNDO O QUE ESTÁ ESCRITO EM PROVÉRBIOS 616-19.

O MENTIROSO NÃO HABITA NA PRESENÇA DE DEUS; SALMOS 1017

O MENTIROSO NÃO HERDARÁ O REINO; APOCALIPSE 2215

MENTIR é UMA CARACTERÍSTICA DE QUEM AINDA ESTÁ NO VELHO HOMEM; COLOSSENSES 39-10

QUAL O ASSUNTO DAS SUAS CONVERSAS: PODEMOS SIM CONVERSAR SOBRE ASSUNTOS PESSOAIS, COMO TRABALHO, ESCOLA, FACULDADE, FAMÍLIA, MAS O PONTO PRINCIPAL DE NOSSAS CONVERSAÇÕES DEVEM SER DEUS E A SUA PALAVRA; DEUTERONÔMIO 11:19

TEMOS QUE TER CUIDADO COM AS FILOSOFIAS HUMANAS E SUAS TRADIÇÕES; COLOSSENSES 28

REPENSE SUAS AMIZADES!

Fomos chamados para sermos luz do mundo, sermos diferentes e não iguais aos demais. É difícil nos afastarmos de alguém por quem temos afeto; se pudesse escolher entre coisas boas e ruins, logicamente você escolheria as boas! Então, por que manter amizades que te afastam de Deus, te incentivam a fazer o mal e corrompem os seus bons costumes com comportamentos e falas que não agradam ao Deus que você serve? “ As más companhias corrompem os bons costumes. ” Escolher deixar essas pessoas em sua vida é como ignorar os conselhos que o próprio deus te dá através de sua palavra.

ESCOLHA AS PESSOAS CERTAS!

NÃO SOMOS PROIBIDOS de nos relacionarmos ou mantermos vínculos com as pessoas, mas seja luz e exemplo no meio delas.

SEJA LUZ!

1 CORÍNTIOS 1023 “TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO ME CONVÉM. TUDO ME É LÍCITO, MAS NEM TUDO EDIFICA. ”

1 PEDRO 216 “VIVAM COMO PESSOAS LIVRES, MAS NÃO USEM DA SUA LIBERDADE PARA FAZER O MAL. VIVAM COMO SERVOS DE DEUS. “

1 PEDRO 212 “ TENDO O VOSSO VIVER HONESTO ENTRE OS GENTIOS; PARA QUE, NAQUILO EM QUE FALAM MAL DE VÓS, COMO MALFEITORES, GLORIFIQUEM A DEUS NO DIA DA VISITAÇÃO, PELAS BOAS OBRAS QUE EM VÓS OBSERVAM. ”

PROVÉRBIOS 1226 “O HOMEM HONESTO É CAUTELOSO EM SUAS AMIZADES, MAS O CAMINHO DOS ÍMPIOS OS LEVA A PERDER-SE. "

Jesus andou com os pecadores, mas não deixou que eles o inuenciassem, pelo contrário, ele levou a palavra de vida e transformação para eles. Não seja um dos que se perdem, seja alguém que leva a palavra de Deus para aqueles que precisam, seja luz e tenha um bom testemunho no seu ciclo social. Dessa forma, Deus será gloricado através de sua vida.

EXEMPLO DE UMA VERDADEIRA AMIZADE- JÔNATAS E DAVI

Um belo exemplo de amizade que trataremos no decorrer da segunda parte deste estudo. “Assim como o ferro aa o ferro, um amigo aa o seu companheiro. ” PROVÉRBIOS 2717 Isso faz relação direta com o nosso convívio com os amigos de verdade. Por quê? Simples. Conhecemos quando um amigo é verdadeiro a partir do momento em que nosso contato com ele nos faz repensar sobre nossas atitudes diárias, principalmente quando os conselhos estão coligados à nossa vida espiritual, como servos do Altíssimo. Alguém já usou um versículo para te repreender, ou te disse para orar mais, te convidou para ir ao culto/escola bíblica, ou te disse para se aperfeiçoar na Obra? Veja, não é fácil ser repreendido ou cobrado, nosso ego por vezes é maior do que nossa capacidade de enxergar uma falha. Mas lembre-se: “Quando somos julgados, somos repreendidos pelo SENHOR para não sermos condenados com o mundo.” Seu amigo não está implicando, querendo “se meter” na sua vida, e nem mesmo pegando no seu pé. Se seu amigo te repreende de forma sábia e prudente, ele está enxergando a capacidade que você tem de mudar e querendo o SEU BEM, assim como seus pais. PROVÉRBIOS 275 “Melhor a repreensão franca do que o amor encoberto.” Levando para outra interpretação, é melhor alguém que te repreenda, te aconselhe a andar corretamente nos caminhos de Deus e de acordo com sua palavra, do que alguém que permita que você erre sem te mostrar o caminho correto ou uma melhor alternativa para determinadas ações. O melhor a se fazer é cultivar essas amizades e ouvir seus conselhos, aquele que ouve conselhos é sábio! Não deixe que seu ego seja maior do que sua habilidade de ver no que errou. Seja humilde e aceite a correção, busque melhorar! Todos nós somos propensos a falhar, e é por isso que precisamos de outras pessoas para nos advertir. Há uma série de versículos onde o ouvir é 11 citado. O próprio Deus aconselhava a Israel com suas falas iniciadas em “OUÇA, Ó ISRAEL[...] “. E por complemento, temos versículos onde o mais importante a se fazer é ser tardio para falar (TIAGO 119). Observe como é relevante ouvirmos e ao mesmo tempo cessarmos nossos argumentos em determinadas situações; PARA REFLETIR: Com que frequência você tem ouvido conselhos e colocado os em prática? Você somente escuta ou exprime todos os seus argumentos tentando diminuir a gravidade dos seus erros à frente de uma admoestação? Pense!

JÔNATAS E DAVI.

Vamos retornar a história dessa belíssima amizade. Jônatas era lho do rei Saul, que mais tarde se tornaria inimigo de Davi. A bíblia relata em 1 Samuel 18 que Jônatas amou a Davi com sua própria alma e ambos zeram uma aliança. Jônatas se desfez de sua capa, espada, arco e entregou a Davi, isso é um sinal de respeito e honra. Quando Saul, pai de Jônatas, intentava por matar Davi, Jônatas falou bem de seu amigo para o rei, na tentativa de que ele mudasse de ideia; sinal de cuidado e preocupação com a vida de seu colega. No capítulo 20, eles zeram uma nova aliança e Deus era a testemunha principal do comprometimento de Jônatas para livrar seu amigo das mãos de quem o queria matar; proteção. Ainda no capítulo 20 (mais precisamente nos versos 41 e 42), Jônatas se despede de Davi, foi um momento muito comovente para os dois, e a bíblia relata que eles choravam muito. Davi vai embora e ambos seguem seus caminhos. Em seu acordo foi citado: “ O SENHOR seja entre mim e ti, e entre a minha semente e a sua semente.“ Deus não era algo a parte na amizade dos dois, era o centro, uma testemunha do companheirismo entre eles. Jônatas se referia a Davi como irmão, e o que mais é relatado é o amor que ambos sentiam. Um amor puro e sem malícia, sem maldade. O mesmo amor que é colocado em Gênesis 4430, entre Jacó e seu lho Benjamin - amar com a alma. Resumidamente, tempos depois, Davi encontra a Mebosete, lho de Jônatas (Jônatas havia morrido durante uma batalha) e disse Davi: “Não temas, porque decerto usarei de benevolência para contigo por amor de Jônatas, seu pai.” (2 Samuel 97) Mesmo com o ocorrido, Davi ainda lembrava de sua aliança com seu amigo, a semente (lho) de Jônatas não cou esquecida e desprezada; mais uma vez vemos um exemplo de compromisso, lealdade e conança, mesmo com seu amigo já morto.

RECAPITULANDO: respeito, honra, cuidado, preocupação, comprometimento, proteção, afeto, Deus como centro e testemunha, conselhos bons e ajuda, lealdade, delidade, e um AMOR ENTRE AMIGOS DE FORMA PURA. Essas são todas as qualidades que encontramos na amizade de Jônatas e Davi. Um exemplo bíblico de algo VERDADEIRO em que se envolve um afeto amigável. Sem dúvidas, eles representam o que está escrito em Provérbios 1824, onde diz que existem amigos mais chegados que irmãos.

Em vista disso, jovem, o mais importante a se fazer é avaliar melhor as pessoas com quem você tem se relacionado. Encontrar um verdadeiro amigo é uma benção, mas, por outro lado, uma amizade que não é saudável deve ser evitada. Nunca é tarde para seguir novos caminhos ou abster-se de determinadas coisas que não nos trarão resultados positivos futuramente. O nosso foco principal deve ser nossa relação com Deus, independentemente de termos muitos ou poucos amigos. Nosso maior objetivo não está nas coisas terrenas, então, não sinta receio em se manter distante de algumas pessoas. Não é só o afeto, ou o tempo em que se conhece alguém, ou até mesmo coisas em comum que tornam uma pessoa leal a você, e muito menos torna esse indivíduo uma boa companhia. Se houver incerteza na hora das escolhas, é só recordar quais eram as maiores virtudes e atributos do companheirismo entre Davi e Jônatas. Observe quais amizades edicam e quais te fazem tropeçar; Lembre-se sempre qual a sua “missão” como representante do povo de Deus (Igreja de Deus), especialmente com quem está de fora e não teve contato com a fé e doutrina da Igreja de Deus - baseada no que se encontra na bíblia. Não esqueça de ser exemplo, de ser luz, de contribuir espiritualmente para a vida de outros, de saber ouvir; seja um bom amigo (a) também! Paz seja contigo!

Mirian Sousa

 

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.