Professamos a fé ou geramos escândalo?

Paz seja contigo! Tudo bem?

O que você entende por "vestimenta"?

No sentido informal da palavra, são as roupas que usamos no nosso dia a dia. Vale salientar que essa lição é direcionada a homens e mulheres. Em primeiro lugar, vamos entender alguns conceitos retirados do dicionário e resumidos nesse estudo:

MODÉSTIA: ausência de vaidade;

DECÊNCIA: conformidade, algo respeitável;

DISCRIÇÃO: discreto, não chama atenção;

VAIDADE: qualidade do que é vazio, aparente, ilusório;

O servo de Deus deve ser luz, separado dos costumes mundanos. Ao contrário do que muitos dizem, nosso modo de vestir dá testemunho do que somos. Por que não conseguimos levar tais coisas a sério? Daremos início com o básico:

Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é abominação ao Senhor teu Deus.”
Deuteronômio 22:5

Você pode até utilizar o contexto e época em que foi escrito para dizer que não serve, mas, para a nossa sociedade, esse versículo possui o mesmo valor e traz consigo uma grande reflexão do que são as modas na atualidade. O principal objetivo desse texto é fazer a separação dos sexos (homem x mulher).
O texto em Deuteronômio revela a modesta e a simplicidade que é descrita em todo o restante da Bíblia. Em razão disso, Deus nos orienta através de sua palavra, independentemente do tempo, pois, sua Palavra não muda. A sua Santa Palavra não se molda à sociedade, porém, é totalmente atual, verdadeira e imutável.

“EU POSSO ME VESTIR DO JEITO QUE EU QUISER" 

Com qual intuito você se veste? Para ser admirado(a) através do seu corpo ou o seu objetivo é agradar a Deus? Sua vestimenta o agrada realmente? 

  • Somos o templo do Espírito Santo 

1 Coríntios 6:19  
"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?" 
– OPA, o corpo não é nosso para procedermos de qualquer forma com ele! 

A Palavra de Deus, que está nas Santas Escrituras, nos adverte sobre a importância da modéstia, da decência, da discrição e vaidade.   

1 TIMÓTEO 2:9 

“ [...] SE VISTAM COM TRAJE MODESTO, COM DECÊNCIA E DISCRIÇÃO”  

Todas essas palavras estão interligadas; a ausência da vaidade nos leva a ter vestes modestas, discretas (que não chamam atenção, principalmente marcando o corpo), decentes (respeitáveis, não despertam desejo em quem vê), NÃO fixadas na aparência (ilusórias, que mais expressam sua vontade de mostrar o que tem de bonito do que agradar ao seu Deus). 

Vista-se de algo que faça as pessoas admirarem o seu interior, não uma parte específica do seu corpo que está exposta. Como cristãos, nosso maior objetivo é dar Glórias a Deus, não a nós mesmos. 

"SÓ NO TEMPLO?" 

Não devemos ser geradores de escândalo. Você tem o costume de vestir-se adequadamente apenas quando vai ao templo? "Mas na praia eu posso usar uma roupa mais confortável." Na praia, você está isento de ser servo de Deus? Não existe um lugar sequer onde você esteja isento de dar bom testemunho.  

Pois bem, Deus ama aquilo que é justo, verdadeiro e honesto. Nada para com Deus pode ser fingido ou aparente. Ele nos vê em todos os lugares e é conhecedor de todas as coisas. Assim, nossa boa vestimenta não deve ser só na frente das pessoas com intuito de demonstrar algo que não somos. Deus sonda e conhece nosso coração. 
Tive uma colega que me disse o seguinte: “Eu uso saia ou vestido para ir à igreja, mas nos outros dias uso roupas normais’’. Refleti sobre o que seriam as roupas normais. Em seguida, perguntei para ela se Deus merecia o respeito dela só enquanto ela estava dentro da congregação onde frequentava. Deixo essa indagação para você também, e, antes que responda, eu digo que não. Deus merece nosso compromisso e respeito em qualquer lugar onde estivermos. Deus não se limita a uma construção humana ou a um local qualquer. Ele é Santo, convém que nós lutemos para sermos semelhantes e andarmos em comum acordo com o que nos diz a Palavra de Deus. Por mais que para você uma roupa seja insignificante, ela não é.  

"PEÇA VALIOSA OU OBJETO DE MOSTRUÁRIO?" 

Em uma palestra que estive presente, o Ministro Lucas Marcolino fez essa pergunta. Apesar do muito tempo em que a ouvi, guardei essa frase, e ela não saiu do meu pensamento. Ele, em sequência, explicou do que a indagação se tratava. Uma peça valiosa sempre está bem guardada, escondida, onde não se pode alcançar facilmente à vista de qualquer um; Já no mostruário, todos veem, podem tocar, todos desejam com uma intenção diferente. Em minhas palavras, o objeto de mostruário fica exposto, à mostra, não tem o mesmo valor. Compreenda, o que temos de valioso (corpo) deve estar conservado, preservado (com decência e discrição), para não atrair olhares maliciosos e cheios de más intenções.  

“FAÇO PARTE DA IGREJA DE DEUS!” 

FAÇA PARTE E SEJA! HÁ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE ENTRE ESTAR NA IGREJA E SER IGREJA! 

Nosso vestir deve fazer jus ao que pregamos. Caso contrário, causaremos divergências. Nosso comportamento não pode e nem deve gerar escândalo para as pessoas (isto é, fazer com que elas fiquem perplexas diante de nossas atitudes), muito menos a Igreja de Deus. 

 “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à Igreja de Deus.” 1 Coríntios 10:32 

Quando digo que o servo de Deus é separado do mundo, é porque em tudo ele deve ser como uma luz. As suas vestimentas falam muito por si mesmas. Falam sobre sua seriedade e a da Igreja de Deus. Suas vestimentas refletem o que há nas Sagradas Escrituras, sobre o quão importante é não ser vaidoso em nenhum aspecto.  

Como você irá falar sobre a modéstia no vestir para alguém que ainda não conhece a fé verdadeira, se você não dá um bom exemplo? O que ele ou ela dirá sobre as outras verdades que você apresentar? Isso é a seriedade. Quando evangelizamos sobre algo que nem nós mesmos praticamos, colocamos em risco a credibilidade do nosso Deus e de sua Palavra.  

Em uma multidão em que todos seguem a moda, qual a diferença que devemos ter? O que devemos ser? O que devemos vestir?  

• Devemos rejeitar tudo o que nos desvia do correto; 

• Negar nossas vontades; 

• Ter uma identidade; 

• Não devemos ser confundidos com os demais; 
Romanos 6:12-13  Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça." (Não oferecer nosso corpo ao pecado). 

Romanos 12:2 "E não vos amoldeis ao sistema deste mundo [...]." (Não devemos nos moldar ao mundo. Isso inclui a moda). 

1 João 2:16 "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (O que há no mundo, NÃO procede do Pai). 

Jovem, espero que este estudo sirva para que você aprenda que cobrir o que você tem de valioso, é mais importante do que mostrá-lo para todos que possam ver. A beleza e a formosura são enganosas. Geralmente, o pecado dá início com uma pequena coisa. O inimigo nos faz enxergar que aquilo não é nada demais. Quando conseguimos notar, já estamos totalmente imersos e com dificuldade em nos libertarmos. Observe seu modo de vestir, seu estilo, suas roupas. Nisso também o nosso adversário pode nos tentar, para, a seguir, nos acusar. O banquete que ele nos oferece sempre é chamativo, mas, com consequências ao final dele. Escolha aquilo que é simples, os mandamentos de Deus não são pesados. 

1 João 5:3 "Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados" 

Termino com essa frase do Cooperador Gilliard, durante o programa A Bíblia Diz-Uma Vida de Relacionamento com Deus: 

"A nossa vida não deve ser influenciada por fatores da escuridão." 

Paz seja contigo! 

Por Mirian Sousa

Deseja Fazer parte?

Entre em contato conosco.