Morte e ressurreição de jesus

A Igreja de Deus

Leitura inicial: João 19:16-30 – Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. (17) Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, (18) onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. (19) Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. (20) Muitos judeus leram este título, porque o lugar em que Jesus fora crucificado era perto da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. (21) Os principais sacerdotes diziam a Pilatos: Não escrevas: Rei dos judeus, e sim que ele disse: Sou o rei dos judeus. (22) Respondeu Pilatos: O que escrevi escrevi. (23) Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e pegaram também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo. (24) Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá—para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados. (25) E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. (26) Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. (27) Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa. (28) Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! (29) Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissopo, lha chegaram à boca. (30) Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

“Pois não deixarás a minha alma no Seol, nem permitirás

que o teu Santo veja corrupção”. Salmo 16:10

Objetivo do estudo: O dia da morte de Jesus e quantos dias Ele ficou sepultado antes da ressurreição é um assunto essencial, é esta a prova que Jesus é o messias prometido. Neste estudo entenderemos que o dia da morte de Jesus Cristo foi numa quarta-feira e que o dia da sua ressurreição foi no fim do sábado, e não no Domingo, como muitos ensinam negando o sinal de Jesus.

Para entendermos melhor o estudo devemos acompanhar o gráfico abaixo:


1. Qual foi o sinal que Jesus deixou como prova que ele era o Messias?

Mateus 12:38-40 – Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal.  (39)  Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas.  (40)  Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

Jonas 1:17  Deparou o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

O sinal que Jesus deixou como prova de que ele era o messias enviado por

Deus foi o mesmo que aconteceu com o profeta Jonas, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estaria o Filho do Homem no seio da terra.

2. Em que dia da semana Jesus ressuscitou, segundo o evangelho de Mateus?

Mateus 28:1-6   No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.  (2)  E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela.  (3)  O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve.  (4)  E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos.  (5)  Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.  (6)  Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.

Mateus 27:63  disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei.

Marcos 9:31  porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará.

Lucas 18:33  e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará.

O livro de Mateus relata a ressurreição de Jesus no fim do sábado, no mesmo horário que foi posto no sepulcro três dias antes conforme havia profetizado. Esta declaração de Jesus era conhecida até mesmo pelos sacerdotes e fariseus e isso os preocupava a ponto de pedirem a guarda do sepulcro e que o mesmo fosse selado até o terceiro dia. Como já mencionamos o dia bíblico inicia ao pôr do sol de igual modo também termina, assim a afirmação feita no relato de Mateus coloca a hora mais próxima da sua ressurreição, pois no início do primeiro dia Jesus já havia ressuscitado.

3. Em que dia da semana Jesus morreu?

Dan 9:27  Ele fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele.

Para sabermos em que dia morreu Jesus basta que calculemos 72 horas antes do fim do sábado e chegaremos a quarta-feira à tarde, aproximadamente às três horas. Como também havia profetizado Daniel dizendo: “Que na metade da semana faria cessar o sacrifício”. Veja, Jesus curou uma mulher paralítica (Luc. 13:10-17). Lucas 13:31-33 diz: “Naquele mesmo dia em que Jesus curou a mulher paralítica, que foi sábado, os fariseus disseram a Jesus: “Sai, retira-te, Herodes quer te matar. Jesus respondeu: Ide, dizei àquela raposa: eis que eu expulso demônios hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa caminhar hoje (sábado) e amanhã (domingo) e no dia seguinte (segunda-feira) para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém”. Na terça-feira ele foi preso e na quarta-feira Jesus morreu.

4. Em que tempo Jesus foi sepultado?

Marcos 15:42-45  Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,  (43)  vindo José de Arimatéia, ilustre membro do Sinédrio, que também esperava o reino de Deus, dirigiu-se resolutamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus.  (44)  Mas Pilatos admirou-se de que ele já tivesse morrido. E, tendo chamado o centurião, perguntou-lhe se havia muito que morrera.  (45)  Após certificar-se, pela informação do comandante, cedeu o corpo a José.

Mateus 27:57-61  Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que era também discípulo de Jesus.  (58)  Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então, Pilatos mandou que lho fosse entregue.  (59)  E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho  (60)  e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou.  (61)  Achavam-se ali, sentadas em frente da sepultura, Maria Madalena e a outra Maria.

Lucas 23:52-54  tendo procurado a Pilatos, pediu-lhe o corpo de Jesus,  (53)  e, tirando-o do madeiro, envolveu-o num lençol de linho, e o depositou num túmulo aberto em rocha, onde ainda ninguém havia sido sepultado.  (54)  Era o dia da preparação, e começava o sábado.

Marcos 14:1  Dali a dois dias, era a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos; e os principais sacerdotes e os escribas procuravam como o prenderiam, à traição, e o matariam.

João 18:28  Depois, levaram Jesus da casa de Caifás para o pretório. Era cedo de manhã. Eles não entraram no pretório para não se contaminarem, mas poderem comer a Páscoa.

Jesus foi sepultado no fim da tarde da quarta-feira, momentos antes de iniciar o dia 15 de Abibe ou o 1o dia dos pães asmos. O evangelho fala do sábado, mas de fato está fazendo referência ao sábado festivo do dia 15 de Abib início da festa dos pães asmos.

5. Na semana da morte e ressurreição de Jesus, como compreendemos os dois sábados narrados no evangelho de Lucas?

Marcos 16:1-2  Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo.  (2)  E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo.

Lucas 23:54-56  Era o dia da preparação, e começava o sábado.  (55)  As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado.  (56)  Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.

Para a nação de Israel havia dias de festas que se chamavam também de sábado ou santa convocação, assim havia uma designação comum nos dias de Jesus que era chamada de “sábado segundo primeiro”. (Lucas 6:1; Levíticos 23:5-7). Devemos saber que o dia 15 de Abibe era um sábado festivo (feriado), que naquele ano caiu numa quinta-feira e, por isso, as mulheres não puderam comprar especiarias e ungüentos, pois era feriado e o comércio não estava aberto. No dia seguinte, sexta- feira, as mulheres compraram especiarias e ungüentos e no sábado (sétimo dia) descansaram conforme o mandamento. A páscoa era celebrada no 1o mês, no dia quatorze a tarde, e no dia quinze era a festa. Com o passar dos anos, já nos tempos de Jesus, um sumo sacerdote por nome de Caifás teria aconselhado os judeus que convinha que um homem morresse pelo povo (João 18:14) e outro fosse libertado (Mat. 27:15, 21-22 / João 18:39). Isso acontecia por ocasião da festa dos pães asmos (Mat. 27:15) e por ser o dia da preparação da páscoa (Luc. 22:13).

6. Por que as mulheres não embalsamaram Jesus na sexta-feira?

A visita descrita em Mateus, fala que no fim do sábado elas foram ver o sepulcro, pois, elas não poderiam entrar, o sepulcro estava sob a guarda romana e a pedra estava selada. As visitas descritas nos outros evangelhos, fala que elas foram na manhã do primeiro dia para ungir ou embalsamar o corpo de Jesus, o que já seria permitido, por que já havia transcorrido o prazo de três dias e três noites, tempo este que haviam pedido os sacerdotes a Pilatos para guardar o sepulcro.

Mateus 27:62-66  No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos,  (63)  disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei.  (64)  Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro.  (65)  Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer.  (66)  Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.

Foram na verdade muitas mulheres ao sepulcro e cada grupo em horário e

objetivos diferentes, as primeiras acredito pelo relato guardavam em seus corações a esperança que ele ressuscitaria por isso, a ansiedade de estar lá antes do término do tempo estabelecido por Jesus. As outras mulheres simplesmente estavam preocupadas em prestar sua última homenagem ao morto, lançando sobre o corpo aromas conforme a tradição.

7. Ao iniciar o primeiro dia da semana as mulheres chegaram ao sepulcro e não encontraram Jesus, por quê?

Mateus 28:1-7  E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.  (2)  E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.  (3)  E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.  (4)  E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.  (5)  Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.  (6)  Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.  (7)  Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.

No fim do sábado (ao pôr-do-sol de sábado, o dia Bíblico começa e termina no pôr-do-sol), quando as mulheres chegaram ao sepulcro, houve um grande terremoto e um anjo do Senhor apareceu e removeu a pedra e anunciou a elas que Jesus já havia ressuscitado e elas deveriam entrar e ver o local onde ele fora colocado. Jesus ressuscitou antes de ter terminado o dia de sábado, no mesmo horário que foi posto no sepulcro na quarta-feira , confirmando seu sinal dado aos judeus.

Estudo da Igreja de Deuswww.aigrejadedeus.org – Apoio OGID.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top