Ceia do Senhor e lava pés

CEIA DO SENHOR

Leitura do estudo: Luc 22:14-20  “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.  (15)  E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;  (16)  Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.  (17)  E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;  (18)  Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.  (19)  E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.  (20)  Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.

Verso inicial:Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.1 Co 11: 26.

Objetivo da lição:  Mostrar a todos os santos da Igreja de Deus a importância de, não somente participar, mas, também, ter conhecimento do significado, importância, e de como devemos estar preparados para sermos dignos de participarmos da Ceia do Senhor.

1. O que significa a palavra ceia? 

A palavra ceia significa uma refeição feita à noite. (jantar) Portanto, quando Jesus fez a ceia, ele estava fazendo uma refeição à noite, com seus apóstolos. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa.

2. O que simboliza o pão e o vinho da ceia, abençoados, em particular, por Jesus? Durante a ceia, Jesus pegou pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho a seus apóstolos, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice de vinho, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós. 

Luc 22:15-19  “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;  (16)  Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.  (17)  E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;  (18)  Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.  (19)  E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.”

3. Em que momento da ceia Jesus realizou o que chamamos, hoje, de Ceia do Senhor? 

Devemos saber que Jesus estava fazendo uma ceia normalmente (jantar),como em qualquer outro dia. Durante a ceia, Jesus pegou pão e vinho e os abençoou e repartiu entre seus apóstolos dizendo que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue. Este momento simboliza o que, hoje, dizemos ser a Ceia do Senhor.

4. O que é a Ceia do Senhor? 

A Ceia do Senhor é o ato onde anunciamos a morte de Jesus, até que Ele venha. É o simbolismo do corpo e do sangue de Cristo, dado para que sejamos participantes dele (do corpo de Cristo). 

Joã 11:23-26  “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.  (24)  Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.  (25)  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;  (26)  E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”

5. Por que cada um deve examinar-se a si mesmo antes de participar da Ceia? 

Por saber que ao participarmos da Ceia do Senhor estamos anunciando a morte de Jesus, até que Ele venha, devemos estar preparados. Cada um deve examinar-se a si mesmo, pois quem comer do pão e beber do vinho, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. 

1Co 11:25-30  “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.  (26)  Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.  (27)  Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.  (28)  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.  (29)  Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.  (30)  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.”

6. Qual a razão de haver na igreja muitos fracos e enfermos e muitos que dormem? Participar da Ceia do Senhor é um ato de muita responsabilidade. Porque alguns comem do pão e bebem do vinho indignamente, ou seja, em pecado, é que há muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem. 

7. Por que o pão, preparado para a Ceia do Senhor, deve ser sem fermento? 

A Ceia do Senhor é realizada com pão asmo, ou seja, sem fermento pois o fermento simboliza o pecado, portanto, não pode estar presente no corpo de Cristo. 

Luc 12:1  “AJUNTANDO-SE entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos primeiramente do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.”

1Co 5:6-8  “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?  (7)  Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.  (8)  Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.”

Gál 5:9  Um pouco de fermento leveda toda a massa.”

8. Quantas vezes ao ano devemos celebrar a Ceia do Senhor? 

Jesus, antes da sua morte, instituiu a ceia, na 14ª noite do primeiro mês judaico, a páscoa judaica é comemorada no fim do dia 14º ao iniciar o 15ª noite, portanto 8 a ceia do Senhor deve ser realizada somente uma vez ao ano e sempre, após o crepúsculo da tarde do 13º dia do primeiro mês judaico, portanto já no dia 14 de Nisã. 

1Co 11:25-26  “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.  (26)  Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”

Joã 13:1-2  “ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.  (2)  E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,”

9. Ao que Jesus se referia quando disse: “quem comer desse pão viverá para sempre”? 

Quando Jesus disse “se alguém comer deste pão viverá para sempre”, 9 estava referindo-se ao pão da Ceia do Senhor, que é o seu corpo, e quem não participa da Ceia é porque não dá valor a vida eterna, não tem comunhão com Deus e nem com o seu filho Jesus, portanto, não é participante da família de Deus. 

Joã 6:50-51  “Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.  (51)  Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.(53)  Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.(58)  Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.”

10. Quando devemos nos prepararmos para a Ceia do Senhor? 

Certamente, para comermos o pão e bebermos o vinho não devemos nos preparar um mês antes, ou no dia da Ceia do Senhor, mas em todo o momento e durante todo o ano, vivendo uma vida em santidade. 

Rom 6:19-23  “Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.  (20)  Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.  (21)  E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.  (22)  Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.  (23)  Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”

1Ts 4:7  “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.”

Heb 12:14  “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”

1Pe 1:15  “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;”


O LAVA PÉS

Leitura do estudo: Joã 13:1-17  “ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.  (2)  E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,  (3)  Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,  (4)  Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.  (5)  Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.  (6)  Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?  (7)  Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  (8)  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.  (9)  Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.  (10)  Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.  (11)  Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.  (12)  Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?  (13)  Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.  (14)  Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.  (15)  Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.  (16)  Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.  (17)  Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

Verso inicial: “Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve”. Lucas 22:27

Objetivo do estudo: Demonstrar o verdadeiro sentido do ato de lavar os pés ensinado por Jesus Cristo. E esclarecer que este ato foi feito por Jesus Cristo após a instituição da Santa Ceia.

1. O que era o lava pés? Esse costume já existia antes de Jesus? 

O lava pés era um gesto apreciado e que demonstrava hospitalidade, comumente praticado entre o povo de Israel desde muito tempo. Em um clima quente e poeirento, onde as pessoas andavam descalças ou então com sandálias abertas. O anfitrião normalmente oferecia vasilhas e água e o visitante lavava os seus próprios pés, porém, quando o anfitrião era rico oferecia, também, um escravo, para que lavasse os pés aos visitantes.

Gên 24:32  “Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.”

Jzs 19:2  “Porém a sua concubina adulterou contra ele, e deixando-o, foi para a casa de seu pai, em Belém de Judá, e esteve ali alguns dias, a saber, quatro meses.”

1Sm 25:41  “Então ela se levantou, e se inclinou com o rosto em terra, e disse: Eis que a tua serva servirá de criada para lavar os pés dos criados de meu senhor.”

2. Por que Jesus, sendo Senhor, lavou os pés dos seus discípulos? 

Os discípulos estavam discutindo entre si qual deles era o maior. Então Jesus surpreendeu-os ao tomar a vasilha com água e a toalha e lavar os pés deles para demonstrar a igualdade que deveria haver entre seus discípulos e também a humildade, pois, sendo ele mestre, se fez de criado.

Luc 22:24-27  “E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.  (25)  E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.  (26)  Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.  (27)  Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.”

1Tm 5:9-10  “Nunca seja inscrita viúva com menos de sessenta anos, e só a que tenha sido mulher de um só marido;  (10)  Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.”

3. Todos que participam do lava pés são humildes e cheio de amor? 

O lava-pés na era dos apóstolos era um sinal de hospitalidade e amor para os da fé. Paulo quando escreveu a Timóteo disse que somente seria considerada uma viúva se ela, entre outros quesitos, houvesse lavado os pés aos santos. O ato do lava pés em si só não demonstra humildade e amor, ele na verdade representa o que somos no dia a dia, pessoas que amam, perdoam, não se ensoberbece, não se sente mais santo que os demais, está pronto a servir e não a ser servido, é hospitaleiro, (pois quem não é hospitaleiro jamais deveria participar do lava pés, já que estaria representando algo que não é). 

Efs 4:2  “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,”

Flp 2:3  “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.”

Col 3:12  “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;”

1Pe 5:5  “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”

4. O que acontece com quem não quiser participar do lava pés? 

Pode acontecer de alguém, por algum motivo, não querer participar do lava pés. Quando Pedro quis rejeitar que Jesus lavasse os seus pés, Jesus disse-lhe que se não lavasse os pés dele, Pedro não teria parte com Jesus, assim, também, qualquer que rejeitar o lava pés não tem parte com Jesus, ou seja, rejeita a Jesus ao rejeitar seus ensinamentos. 

Joã 13:3-8  “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus,  (4)  Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.  (5)  Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.  (6)  Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?  (7)  Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.  (8)  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.”

5. O lava pés é praticado antes ou depois da Ceia do Senhor? 

Muitos praticam o lava pés antes da Ceia, dizendo ser mais correto, tratando se de higiene, mas, quando fizemos uma investigação mais profunda na Bíblia, descobrimos que Jesus fez o lava pés após a Ceia. No evangelho de João diz: acabada a Ceia. A palavra usada aqui é “Genomen Deipnon” Genomen significa acabar por completo, terminar e Deipnon significa ceia. Então Jesus levantou-se e cingiu-se com a toalha e lavou os pés dos apóstolos. Notamos, que Lucas escreveu que após a Ceia, houve discussão entre os discípulos para saber qual era o maior entre eles, este mesmo assunto é que levou Jesus a praticar o lava pés, para demonstrar que todos somos iguais. O equívoco de muitos é considerar que a narração feita no livro de João está em ordem cronológica, o que não é verdade. João estava preocupado em mostrar os detalhes dos ensinamentos do Senhor Jesus, e não a história no seu tempo. 

Joã 13:2  “E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse,”

Luc 13:13-17  “E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus.  (14)  E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado.  (15)  Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber?  (16)  E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?  (17)  E, dizendo ele isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.”

Luc 22:24-27  “E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.  (25)  E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores.  (26)  Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.  (27)  Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve.”

6. Quantos evangelistas registraram o Lava Pés? 

Enquanto os demais apóstolos registraram os detalhes da Ceia, o apóstolo João foi o único que registrou o lava-pés, sendo que um evangelho completa o outro.

7. Como deve ser a nossa vida para participarmos da Ceia do Senhor e do Lava Pés? 

A nossa vida deve ser com um proceder santo, assim, poderemos participar da Ceia do Senhor e do Lava Pés, com a certeza que seremos abençoados, pois se não estivermos cumprindo com os mandamentos do Senhor, a nossa participação será somente para condenação. 

Rom 6:10  “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.”

Rom 8:13  “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.”

1Pe 1:15-16  “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;  (16)  Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”

2Pe 3:14  “Por isso, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz.”

Um estudo da Igreja de Deus.

aigrejadedeus.org


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top